8 erros comuns na decoração de espaços pequenos

Foto: CasaClaudia/Divulgação

Foto: CasaClaudia/Divulgação

Os apartamentos estão cada vez menores e, por consequência, mais difíceis de decorar com praticidade, conforto e beleza. No entanto, antes de desanimar, saiba que é possível, com pequenos truques, criar um aspecto de amplitude e ainda organizar o espaço de maneira funcional.

1. Usar cores escuras

Cores claras são aliadas de ambientes pequenos porque ajudam a dar a sensação de amplitude. Excesso de cores escuras, por sua vez, tem efeito contrário e indesejado: aspecto ainda menor. Isso não significa que tem que ser algo monocromático, sem elementos de destaque. A solução pode ser deixar tons escuros para alguns móveis ou objetos, como almofadas, esculturas ou quadros. Ou ainda eleger uma parede para receber a cor viva.

2. Apostar em móveis grandes

Por mais que sonhe com um sofá enorme, não adianta tentar colocá-lo em um ambiente pequeno porque vai atrapalhar a circulação e pode nem caber. Seja realista, meça o espaço antes de comprar qualquer item, como mesa, cama ou poltrona, e aposte em móveis planejados. Deixe sobrar espaço para circulação, ou seja, pelo menos 60 cm livres entre os móveis. Os móveis têm que ser o mais simples possível. Em alguns casos, alguns dispensam até mesmo o puxador, ajudando ainda mais.

3. Exagerar na quantidade de objetos

Tudo em excesso pode comprometer o espaço. Precisa ser muito bem planejado para que não carregue o ambiente. Portanto, moderação é a palavra de ordem. Eleja peças de destaque, que representem sua personalidade e estilo. Uma grande quantidade de itens pode não pesar no ambiente, desde que sejam leves, com cores suaves ou feitos de vidro.

PARA DECORAR A SUA CASA CONTE COM A AZZURE CASA.
www.azzurecasa.com.br

4. Usar diferentes tipos de piso

Muitos tipos de piso recortam os ambientes e criam a sensação de que o espaço é ainda menor. Um mesmo piso dá mais amplitude, sem delimitação de espaço.

5. Não apostar em móveis funcionais

Ocupar menos espaço sem perder a praticidade e o aconchego é a proposta ideal para decorar ambientes pequenos. E, para isso, os móveis que têm duas ou mais funções são uma boa pedida. Opções como sofás que viram cama e bancadas escondidas dentro de armários são indicadas.

6. Escolher mesa de centro que atrapalha a circulação

Por mais que goste de uma mesa de centro, se ela atrapalhar a circulação, é uma “furada”. Toda hora vão esbarrar na peça, o que pode machucar e ainda derrubar o que estiver sobre ela. O espaço de circulação deve ter, no mínimo, 60 cm. Caso contrário, a opção mais interessante pode ser uma mesa lateral. Quando necessário, uma mesa lateral pode virar uma mesa de centro, a mesa de centro pode ficar debaixo de algum aparador também.
7. Não investir em ambientes integrados

A eliminação de paredes otimiza o espaço e confere amplitude visual. Portanto, se a estrutura permitir, integre os ambientes.

8. Não apostar em espelhos
Espelhos conferem aspecto maior aos ambientes. Portanto, abrir mão deles em um apartamento pequeno pode ser um erro. Mas é preciso que o espelho seja inteiro, não adianta colocar um monte de quadros com espelhos, pois só criarão uma confusão visual. Para escolher um lugar, é importante que a parede oposta tenha o que se quer destacar.

Fonte: Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s